LAPI SUL – Primeira Certificação de ERI Nível A (2008) atribuido em Portugal pela APCER


A APCER atribuiu a primeira certificação de Respostas Sociais para Estruturas Residenciais para Idosos (ERI) Nível A – 2008 à Assistência Social Adventista LAPI.

Tem havido uma preocupação crescente com a qualidade do serviço prestado no Terceiro Sector. Sendo a prestação de Respostas Sociais com elevados níveis de qualidade, um dos principais objetivos nacionais, o Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS) desenvolveu oito modelos de Avaliação da Qualidade com o objetivo de estes constituírem uma ferramenta que permita a Avaliação da Qualidade dos serviços prestados pelas organizações deste sector.

Baseados na ISO 9001 e nos modelos de excelência EFQM – European Foundation for Quality Management, estes Modelos de Avaliação são de aplicação voluntária e certificáveis, promovendo a qualidade das Respostas Sociais como um todo.

O Modelo de Avaliação da Qualidade baseou-se numa filosofia de melhoria contínua da qualidade, pelo que foram estabelecidos três níveis de exigências relativas aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade (Nível C, B e A), permitindo a sua implementação gradual. Neste sentido, o Sistema de Qualificação das Respostas Sociais, prevê a existência de três níveis de qualificação.

O serviço de Certificação de Respostas Sociais que a APCER disponibiliza é baseado nestes Modelos, existindo 8 Respostas Sociais certificáveis: Centro de Acolhimento Temporário (CAT); Centro de Atividades Ocupacionais (CAO); Centro de Dia (CDD); Creche (CRH); Estruturas Residenciais para Idosos (ERI); Lar de Infância e Juventude (LIJ); Lar Residencial (LRD); Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

Retirado a 16/1/2019 de: https://www.apcergroup.com/portugal/index.php/pt/newsroom/365/apcer-atribui-a-primeira-certificacao-de-respostas-sociais-para-estruturas-residenciais-para-idosos-eri-nivel-a-2008